O Porto de Santos (SP) movimentou, em julho, 17 milhões de toneladas de cargas, volume considerado o maior já movimentado em um mês no complexo portuário. Segundo dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), houve aumento de 10% no embarque de granéis sólidos (grãos diversos), com 900.000 toneladas, de 4% de contêineres, com 200.000 toneladas, e 9% de carga solta, com 85.000 toneladas. O resultado da movimentação de granéis líquidos (combustíveis, solventes, etc) ainda não foi contabilizado, mas a expectativa é de incremento de 10%.
Os dados são preliminares porque os números finais de movimentação ainda estão sendo apurados. No Porto de Santos, são operados mais de 50 terminais, e eles têm um prazo para enviar para a APS os resultados totais de cargas movimentadas. Mas, segundo a entidade, o acompanhamento das operações confirma o recorde.
PUBLICIDADE
De acordo com a APS, houve retomada das exportações após o anúncio pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da cobrança de tarifas de importação de 50% sobre os produtos brasileiros. A autoridade portuária informou que houve intenso movimento de navios sendo carregados e seguindo rumo à Europa e aos Estados Unidos. “Esse dado confirma o que já tínhamos afirmado na primeira quinzena do mês, de que havia um aumento expressivo dos embarques no porto”, comentou o presidente da APS, Anderson Pomini.