O porto português de Sines e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) como parte da iniciativa Global Gateway da Comissão Europeia.
O Global Gateway visa criar conexões mais inteligentes, limpas e seguras em todo o mundo. Essa estratégia se concentra na melhoria dos setores digital, de energia e transporte, bem como no fortalecimento dos sistemas de saúde, educação e pesquisa.
PUBLICIDADE
O acordo visa estabelecer o escopo, as regras e os princípios orientadores da ação conjunta para desenvolver corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais para apoiar uma estratégia focada em três pilares fundamentais: 'resiliência logística', 'resiliência energética' e 'resiliência física e conectividade digital'.
A dupla também aposta na atração de investimentos e oportunidades para segmentos como agronegócio, matérias-primas críticas e hidrogênio verde.
O ministro das Infraestruturas de Portugal, João Galamba, destacou a importância do acordo para a promoção do desenvolvimento das infraestruturas portuárias, dos transportes e da concretização de corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais, com o objetivo de aumentar a conectividade à escala global.
Ao abrigo do MoU, a Porto de Sines e a CSN irão colaborar em várias frentes, incluindo a troca de conhecimentos técnicos, informações de mercado e melhores práticas. A parceria pretende promover projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, bem como identificar áreas potenciais de colaboração na otimização da cadeia de suprimentos, logística e desenvolvimento de infraestrutura.
O Global Gateway busca conexões sustentáveis, abordando importantes desafios globais como mudança climática, proteção ambiental, segurança da saúde e competitividade global. Tem como objetivo promover colaborações e inovação, garantindo a privacidade e proteção dos dados na esfera digital.
No setor de energia, o foco está na promoção de fontes renováveis e na redução da dependência de combustíveis fósseis. Nos transportes, o objetivo é estabelecer sistemas eficientes e sustentáveis, como veículos elétricos e aviação mais ecológica.