Para Guedes reunião foi oportunidade de mostrar a reestruturação do Porto
Pela primeira vez, o Porto do Recife sediou, na semana passada, a reunião de Monitoramento da Integração dos Portos Organizados, promovida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com o objetivo de atualizar o Sistema de Desempenho Portuário - que cuida das estatísticas da movimentação portuária no Brasil - e trocar informações entre portos brasileiros, a reunião é feita, geralmente, entre duas e quatro vezes ao ano.
Um dos assuntos discutidos foi a nova versão do Sistema de Desempenho Portuário. Mensalmente, os portos mandam as informações de movimentação de carga para a Antaq por meio do site da agência. Com isso, o endereço, muitas vezes, fica congestionado. Para solucionar o problema, está sendo desenvolvido um novo programa que funcionará como o da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda: a gestão do porto vai baixar um programa, preencher as informações e mandá-las para a instituição. “O tempo para mandar as informações vai mudar de cinco a 10 minutos para, no máximo, dois minutos”, contou o gerente de Estudo e Desempenho Portuário da Antaq, Bruno Pinheiro. O programa deve começar a funcionar em maio do próximo ano.
O presidente do Porto do Recife, Sileno Guedes destacou que “está sendo muito importante reunir diversos portos porque é uma oportunidade de mostrar nossa reestruturação e a retomada da atividade portuária em Pernambuco”. Ao longo de cinco anos, a reunião já visitou portos como o de Paranaguá, Fortaleza, Belém, Santos, Vitória e Porto Alegre. A próxima será em março, em Brasília.
Fonte: Folha de Pernambuco/GABRIELA LÓPEZ
PUBLICIDADE