Previsão é de que desembarque aconteça ainda este ano
Até o final do ano, o Porto do Recife receberá dez mil toneladas de máquinas retroescavadeiras - fabricadas pela empresa chinesa XCMG -, e mais dez mil toneladas de vergalhões e bubinas para atender ao setor da construção civil do Estado. O anúncio foi feito pelo presidente do porto, Sileno Guedes, durante a palestra “Desenvolvimento e Perspectivas do Porto do Recife”, realizada ontem na sede da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), quando também foi anunciado que em quatro meses será entregue o silo portuário, que tem capacidade de 25 mil toneladas e precisou ter sua estrutura recuperada para, assim, oferecer um melhor desempenho.
O conjunto de ações faz parte da viabilização e retomada de negociações para atrair mais investimentos para o terminal. Em todo o processo de recuperação operacional estão sendo investidos R$ 18 milhões, oriundos dos cofres estaduais. “O silo será hipermeabilizado e isso abre o leque para receber malte e outros produtos que antes não eram descarregados no porto. As retroescavadeiras, bubinas e vergalhões também são cargas novas movimentadas no terminal. O porto trabalha com apenas um terço de sua capacidade de operação e nosso empenho está sendo grande no que se refere à articulação para atrair novos negócios”, explicou.
Ainda de acordo com Guedes, estão em processo de conclusão a parte viária, a nova balança, a central de resíduos sólidos, a recuperação do pátio de contêineres e a rede de abastecimento de água do terminal de cargas. Antes do projeto de revitalização e do anúncio das máquinas, o porto movimentava cargas de açúcar, trigo, coque de petróleo, fertilizantes e cevada. A maioria destes produtos vêm de países da Europa e Estados Unidos.
Fonte: Jornal do Commercio (PE)/JAMILLE COELHO
PUBLICIDADE