Navalshore 2024

Porto do Rio Grande terá sistema de monitoramento

Medida vai facilitar decisões sobre entradas e saídas de navios
Com o objetivo de aumentar a monitoração e a segurança no porto do Rio Grande, será aberta uma licitação para contratar o mesmo sistema que opera no porto de Roterdã: o VTMIS (Vessel Traffic Monitoring and Information Systems). O superintendente do porto do Rio Grande, Jayme Ramis, informa que ontem foram entregues documentos à secretária estadual de Infraestrutura e Logística para autorizar a abertura do processo.
O mecanismo poderá ser aplicado para o tráfego na região do porto, nos acessos, canais, monitoramento ambiental, de marés etc. Ramis destaca que essa solução facilitará a tomada de decisões quanto a entradas e saídas de navios. Ele adianta que a licitação deverá ser aberta ainda neste mês, para implementar o sistema em até oito meses. "O volume de recursos que estamos resguardando para esse investimento é de R$ 25 milhões", diz o superintendente.
O dirigente explica que os fornecedores desse equipamento, atualmente, são estrangeiros, principalmente holandeses. Ele detalha que o sistema informatizado é composto por boias com sensores inteligentes. Ramis espera que a iniciativa reduza em cerca de 50% os níveis de paralisação existentes hoje no porto. Ele salienta ainda que, quando ocorrem grandes ondas e ventos fortes, não há muitas ações que possam ser tomadas, mas em outras situações, como o acesso dos práticos às embarcações, a solução dos problemas será facilitada.
O superintendente lembra que neste primeiro semestre somente o Terminal de Contêineres perdeu cerca de cem escalas de navios previstas para Rio Grande. Ramis participou ontem do Congresso Internacional Navegar, promovido pela Revista Conexão Marítima e que será realizado nos armazéns "A" e "B" do porto da Capital gaúcha até amanhã.
Outro participante do evento foi o diretor de Operações da CaixaRS, Rogério Augusto de Wallau. O executivo informou que a meta da instituição é apoiar os fornecedores gaúchos para a indústria naval, os investidores em estaleiros no Estado e os construtores de navios. A CaixaRS possui R$ 3 bilhões de limite para operar em financiamentos de longo prazo.
Neste ano, o Navegar apresenta uma novidade: a 1ª Rodada de Negócios. Cinquenta empresas já estão cadastradas como vendedoras e seis empresas como compradoras. A rodada será realizada hoje e amanhã das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Granol avalia movimentação de cargas pela hidrovia
Governo do Estado, Navegação Aliança e a empresa do setor de agronegócios Granol estão discutindo um protocolo de intenções para o uso da hidrovia do Jacuí e do porto de Cachoeira do Sul, revela o secretário de Desenvolvimento do município, Ronaldo Tonet. Ele detalha que, conforme o acordo, a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) será responsável pela dragagem de alguns trechos, a Granol se comprometerá a colocar cargas à disposição e a Navegação Aliança a fazer o transporte.
"Com a Granol, temos carga para transportar pela hidrovia", comenta Tonet. Ele ressalta que a navegação pelo rio Jacuí não acontece por poucos detalhes, como a falta de dragagem. A unidade da Granol localizada em Cachoeira do Sul produz biodiesel, glicerina e farelo de soja.
De acordo com o gerente da companhia, Armando Hiroshi Moriya, no momento a movimentação desses itens é realizada por rodovias. Ele acredita que todos os produtos poderiam ser transportados por hidrovias. O dirigente cita entre as vantagens da mudança a retirada de caminhões das estradas e, possivelmente, ganhos de custo. "A empresa vê com bons olhos a opção, depende da possibilidade de utilizar o rio", afirma o executivo. Para esse ano, a unidade espera esmagar de 400 mil a 450 mil toneladas de soja.

Fonte: Jornal do Commercio (RS)/Jefferson Klein

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira