O Porto Sudeste, terminal portuário privado em Itaguaí (RJ), informou na última terça-feira (14) que teve renovado o Selo Pró-Clima 2024 pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). De acordo com a empresa, a renovação é consequência da redução, no período de 2021 a 2024, de quase 80% das emissões de gases do efeito estufa (GEE), de 8.174 toneladas de CO2e para 2.112 toneladas de CO₂e.
Ainda segundo a administração do terminal, o resultado foi conseguido com iniciativas adotadas a partir do seu inventário de emissões de GEE, que identifica e quantifica as fontes emissoras no complexo industrial desde o início das operações, em 2015. Os dados são usados como base para ações que permitem reduzir os impactos sobre o meio ambiente.
PUBLICIDADE
A direção do Porto Sudeste explicou que o selo é concedido pela ABDP a empresas que cumprem requisitos específicos, como a elaboração de Inventário de Emissões de GEE completo, que abrange os escopos 1, 2 e 3, seguindo as normas do GHG Protocol. Além disso, a companhia precisa apresentar um plano de descarbonização com metas definidas e comprovar que reduziu as emissões no ano.