Apresentação foi feita pelo superintendente do porto, Dirceu Lopes, acompanhado do diretor técnico, Luiz Laurino, e do chefe da divisão de operação, Luiz Henrique Dumont
Foi divulgado, no final da manhã de sexta-feira, 1º, o Plano de Ação da Safra de Soja 2011, elaborado pela Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), em conjunto com os Terminais Bianchini, Bunge e CCGL (Termasa/Tergrasa) e Órgãos de Controle e Segurança. A apresentação foi feita por Dirceu Lopes, superintendente do porto, acompanhado do diretor técnico, Luiz Laurino, e do chefe da divisão de operação, Luiz Henrique Dumont.
A previsão é de que esta seja uma safra recorde, com aproximadamente 12 milhões de toneladas, sendo que, destas, oito milhões passarão pelo Porto do Rio Grande.
Como o percentual de escoamento da safra é maior pelo modal rodoviário, equivalente a 55%, a preocupação da diretoria da SUPRG é evitar filas ao longo da BR-392. Assim, o objetivo do plano é tornar o escoamento da safra pelo porto ágil e seguro, servindo como um protótipo para um planejamento consistente e eficaz na Safra de Soja 2012.
Terminais
Os Terminais Graneleiros ficarão responsáveis por fazer uma ampla divulgação no Rio Grande do Sul, demonstrando a necessidade, por parte dos proprietários da carga e caminhoneiros, de agendar a devida descarga.
Além disso, as informações irão orientar os caminhoneiros que já estiverem em deslocamento, sem agendamento prévio, que o façam com a rapidez necessária, aguardando em locais apropriados, sendo expressamente vedada a espera ao longo das rodovias.
Aqueles que estiverem sem local definido de operação de descarga deverão se dirigir para a área de emergência. No total, estão disponíveis sete locais para estacionamento dos caminhões, com capacidade geral de 2.300 vagas para pernoite.
O plano entrou em vigor ontem, 31, e deve passar por periódicas avaliações, tendo seu término previsto para a segunda quinzena do mês de junho deste ano.
Fonte: Jornal Agora
PUBLICIDADE