Os portos públicos da região Nordeste movimentaram 65,1 milhões de toneladas de janeiro a setembro de 2025, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O resultado foi puxado pelo aumento de 3,6% no movimento de granéis sólidos e de 2,3% das cargas em contêineres, em comparação com o mesmo período do ano passado.
No caso específico da soja, com 13,9 milhões de toneladas, a alta em relação a 2024 foi de 11%. O produto foi o mais movimentado da região e contribuiu para o desempenho do Porto de Itaqui, no Maranhão, que movimentou em nove meses 28,3 milhões de toneladas, cresceu 8,73% e foi o de maior movimentação do Nordeste.
PUBLICIDADE
No período, o complexo de Suape (PE) registrou queda do volume total movimentado, por causa da redução no granel líquido. Mas o terminal pernambucano manteve a liderança na região na movimentação de contêineres, atingindo 5,5 milhões de toneladas. Já os portos de Salvador e Aratu, na Bahia, e Fortaleza, no Ceará, registraram, respectivamente, volumes de 4,6 milhões de toneladas, 4,5 milhões de toneladas e 3,6 milhões de toneladas de cargas movimentadas.

















