Os portos públicos da região Sul registraram de janeiro a agosto de 2025 crescimento de 7,9% na movimentação de cargas, com 85,3 milhões de toneladas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (24) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A maior parte do volume, 43,9 milhões de toneladas, passou pelo Porto de Paranaguá, no Paraná.
De acordo com a Antaq, o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com 20,2 milhões de toneladas, foi o segundo em movimentação na região nos oito primeiros meses do ano. Na sequência, ficaram os terminais catarinenses, com 12,1 milhões de toneladas movimentadas pelo Porto de São Francisco do Sul, 4,8 milhões de toneladas pelo Porto de Imbituba e 2,5 milhões de toneladas pelo Porto de Itajaí.
PUBLICIDADE
A agência informou ainda que, em comparação com o mesmo período de 2024, houve aumento de 21,14% na movimentação de cargas em contêineres, com 19,9 milhões de toneladas no período, e de 15,46% em carga geral, que atingiu nove milhões de toneladas. Na navegação de longo curso, a alta registrada foi de 7,19%, com volume total de 73,4 milhões de toneladas. Na exportação, principalmente de milho e soja, foi de 4,95%, enquanto as importações cresceram 11,84%.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, creditou o aumento da movimentação dos porto público da região Sul à gestão eficiente. “É resultado de uma gestão eficiente e focada em competitividade", afirmou.

















