Receba notícias em seu email

Yanmar

Portuários “abraçam” o Porto de Vitória contra privatização da Codesa

Portuários de Vitória protestaram na manhã desta terça-feira (5) contra a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Os trabalhadores “abraçaram” simbolicamente o porto, gritando palavras de ordem para protestar contra a desestatização. Os trabalhadores ainda interditaram uma faixa da Avenida Getúlio Vargas sentido Palácio Anchieta com um carro de som.

O protesto, que teve início às 7h, com concentração em frente ao prédio 4 da Codesa, terminou por volta das 9h.  Ao todo, 14 sindicatos participaram do protesto, além de federações e centrais, além de trabalhadores da Codesa.


PUBLICIDADE



Segundo o Videomonitoramento de Vitória, apesar de os trabalhadores terem ocupado uma faixa da pista e causado lentidão no trânsito, o tráfego de veículos continuou fluindo na região em duas faixas. A Polícia Militar (PMES) acompanhou todo o protesto.

O presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, criticou o modelo de privatização proposto. “Não podemos perder o controle em cima dos nossos portos. Com a privatização, estaremos implantando um modelo portuário que trará monopólios e cartéis, fazendo com que cargas deixem de operar pelo nosso porto. Além disso, não podemos aceitar que trabalhadores concursados sejam demitidos”, disse.

Segundo o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), os trabalhadores reivindicaram contra a privatização por acreditar que isso trará prejuízos ao porto e a sociedade. “Essa privatização vai abranger todos os envolvidos na logística portuária, trabalhadores vinculados ou não a Codesa e outros na área administrativa. Creio que isso vá trazer um prejuízo ao porto e a sociedade capixaba”.

Participação

Participam do protesto, além do Suport-ES, os Sindicatos dos Estivadores, dos Arrumadores, dos Vigias, dos Amarradores e dos Conferentes, da Guarda Portuária do Espírito Santo (Sindguapor-ES), dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário (Aquasind), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos Estivadores (FNE), Federação dos Conferentes e Arrumadores, além da Associação dos Operadores Portuários (Aopes).

Fonte: ES Hoje






Chibatão

      ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira