Após conseguirem liminar que acaba com as medidas estabelecidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo-Santos), portuários avulsos retomam atividade e aceitam os serviços na manhã de hoje, quarta-feira.
Na última terça-feira, o presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei Silva, conseguiu liminar para cancelar a escala eletrônica e o intervalo de 11 horas para os trabalhadores avulsos. A maioria dos portuários não aceitou os serviços na escalação das 13 horas. A categoria chegou a cogitar uma greve geral, de acordo com Rodnei Silva. "Cerca de 30% dos navios que estão atracados no Porto de Santos não tiveram homens para fazer operação normal".
Os portuários não aprovaram diversos aspectos da TAC como a implementação do sistema eletrônico na escala, a convocação dos TPAs em sistema de rodízio, a colocação, no final da fila, do portuário que recusou o trabalho para o qual foi designado e a escalação de TPA devidamente qualificado, e com a presença dele no posto do Ogmo.
Fonte: De A Tribuna On-line
PUBLICIDADE