Receba notícias em seu email

Navalshore

Posco quer ser parceira da Aço Cearense no CE

A sul-coreana Posco, uma das sócias da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), pretende beneficiar o aço a ser produzido na planta cearense também no Estado. Em visita à Coreia do Sul, onde encontrou os diretores da empresa e ainda da Dongkuk, a outra sócia da CSP, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede), Alexandre Pereira, informou que a Posco confirmou o interesse em se associar ao Grupo Aço Cearense para a construção de uma laminadora com capacidade de produção de uma tonelada de aço laminado por ano. Ainda de acordo com ele, também existe a possibilidade da Dongkuk participar do projeto.

Uma siderúrgica e uma laminadora de aço são a base industrial para a formação de um polo metal mecânico, como persegue o Ceará, há anos FOTO: DIVULGAÇÃO

Conforme disse, para dar andamento ao processo, novas reuniões devem acontecer nos próximos dias e, em breve, um outro encontro será realizado em Fortaleza, entre os presidentes da Posco e da Aço Cearense, contado com a presença do governador Cid Gomes.

Fornecimento

Como a CSP está sendo instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, ela poderá, por lei, destinar até 20% de toda a sua produção, que será de três milhões de toneladas de placas de aço anuais, em sua primeira fase, para o mercado interno. Assim, a siderúrgica poderia reservar até 600 mil toneladas por ano para a nova usina.

Contudo, de acordo com Pereira, é de interesse dos investidores sul-coreanos que essa parcela para o mercado interno possa ser elevada para 40%, como já defende medida que tramita no Congresso Nacional e no Senado e é defendida pela Associação Brasileira de ZPEs (Abrazpe). Assim, a CSP estaria liberada a destinar até 1,2 milhão de toneladas por ano ao mercado nacional.

Negociações

A ideia apresentada é que toda a produção para o mercado interno da CSP fique com a laminadora, que, possivelmente, também se instalaria na ZPE. A Posco é a terceira maior produtora de aço do mundo, e já vinha em conversações com o grupo Aço Cearense. O interesse da Dongkuk no empreendimento, só foi revelado agora.

Participaram do encontro, além do presidente do Cede, o presidente da Aço Cearense, Vilmar Ferreira, o vice-presidente, Ian Corrêa, e executivos das duas empresas sul-coreanas. Ferreira já havia divulgado a intenção de construir uma laminadora no Ceará, mas estava em busca de um sócio para concretizar o empreendimento.

Uma usina laminadora realiza a etapa posterior à que realizará a CSP. Esta produzirá placas de aço que, por meio da laminação, são transformadas em chapas de aço, a serem utilizadas nas indústrias automobilística, naval, de eletrodomésticos de linha branca, de equipamentos de energia eólica, etc. A Dongkuk, por exemplo, é uma das maiores compradoras de placas de aço do mundo, que são laminadas em suas usinas na Coreia do Sul. A confirmação do empreendimento é mais um passo para o estabelecimento de um polo metal-mecânico no Ceará, que há décadas foi sonhado para o Estado.

CSP

Na atual estrutura acionária da CSP, durante essa fase de implantação, a Dongkuk possui 30% das ações da joint-venture, e a Posco, 20%. A outra metade das ações fica com a brasileira Vale. Até três anos após a entrada em operação da usina, os dois sócios coreanos terão direito à compra (call option) de metade das ações da Vale (25%).

Durante a visita da comitiva cearense, foi informado que, no ano que vem, a CSP estará gerando 23 mil empregos, sendo 15 mil deles diretos e os oito mil restantes, indiretos.

Agenda

O presidente do Cede continua essa semana com agenda oficial na Coreia do Sul. Nesta quarta-feira, deverá, a convite dos empresários da Dongkuk e da Posco, encontrar-se com outros investidores sul-coreanos. Amanhã, conhecerá a fábrica de elevadores e a torre de testes da Hyundai, empresa que construirá uma planta industrial de elevadores no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Na sexta-feira, Pereira terá reunião com a chairwoman da empresa, Hyun Jeong-eun.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/SÉRGIO DE SOUSA






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira