Primeiro porto público do país a implantar o Sistema de Gerenciamento e Informatização do Tráfego de Embarcações (VTMIS – sigla em inglês), o Porto de Vitória recebeu, na manhã desta terça-feira (4), a visita técnica de participantes da 1ª Conferência Interferência de Portos, que acontece em Vitória. O grupo era formado por presidentes de portos públicos e arrendados, além de representantes de órgãos federais. O presidente da CODESA, Luis Claudio Montenegro, e a diretora Mayhara Chaves, acompanharam os visitantes ao Centro de Controle do VTMIS, localizado em Capuaba, Vila Velha.
Com dois potentes radares, localizados no Morro do Moreno e em Atalaia, Vila Velha, o VTMIS monitora a navegação e dá segurança ao tráfego de embarcações desde a área de fundeio, incluindo o canal de acesso ao Porto de Vitória, além dos portos de Tubarão e de Praia Mole. Seu funcionamento vai possibilitar, além da segurança, maior rapidez no fluxo de carga e ganho de tempo operacional. O sistema está integrado ao programa Porto Sem Papel (PSP) e, no mês que vem, a Marinha deve homologá-lo.
PUBLICIDADE
Coordenador da implantação do VTMIS no Porto de Vitória, Agostinho Sobral Sampaio explicou o funcionamento do sistema e sanou dúvidas dos visitantes. Já o presidente da CODESA fez um histórico da implantação do programa e dos modelos internacionais de uso desta tecnologia, abordando também quesitos sobre as vantagens para todos os atores que atuam no segmento portuário.
"É um processo que não tem mais volta. Estamos deixando um sistema arcaico para entrar numa nova era, digital e online, o que torna o Porto de Vitória ainda mais eficiente e seguro. Isso é inovação", destacou Montenegro. "É um significativo avanço tecnológico para o Porto de Vitória, pois o VTMIS equipa os principais e mais movimentados terminais do mundo", sublinhou.
No Brasil, após o Porto de Vitória, será a vez de Santos implantar o moderno sistema, o que deve acontecer no ano que vem, segundo o presidente do Porto de Santos, José Alex, que parabenizou o Porto de Vitória pelo pioneirismo entre os portos públicos do país. "A direção da CODESA está de parabéns por ser o primeiro na implantação do VTMIS. Isso é um estímulo para os portos brasileiros, pois o sistema é vital para a segurança da navegação. Santos está implantando o seu, mas as dificuldades são maiores, pois temos o triplo do tamanho do Porto de Vitória", assinalou Alex.
Presentes ao Centro de Controle do VTMIS as seguintes autoridades: presidente das docas do RJ, Tarcísio Tomazoni; presidente das docas do Ceará, Mário Jorge; presidente do Porto de Imbituba (SC), Luiz Rogério Pupo; presidente do Porto de Itaqui (RS), Eduardo de Carvalho Lago; presidente do Porto de São Francisco do Sul (SC), Arnaldo São Thiago; Janir Souza Branco (Porto de Rio Grande-RS); Marcos Baptista (Suape-PE); José Alex e Raul Moura de Sá (Porto de Santos-SP); Mariana Pescatoria (Secretaria Nacional de Portos); diretor da ANTAQ, Francisval Mendes; assessora da ANTAQ, Jacqueline Wendpap; representantes do TCU, Alessandro Belo e Marcelo Gonçalves; Douglas Koeller (Receita Federal).
Após a visita, o grupo se dirigiu ao Hotel Golden Tulip, em Vitória, quando discutiram mais detalhes sobre a implantação do VTMIS no Porto de Vitória e em outros portos do país. No mesmo local acontece a 1ª Conferência Interferência de Portos, que foi aberta ontem (3) e termina nesta quarta-feira (5).
Fonte: Codesa