Ecobrasil

Rebocador não chega para retirada de navio encalhado

O navio-draga “La Belle” não se moveu neste domingo (8). A embarcação que nesta segunda-feira completa uma semana de encalhe na boca da barra do rio Potengi, a poucos metros do mirante da Redinha, se manteve imóvel porque a operação de desencalhe, prevista para a tarde, terminou não ocorrendo.
A operação de retirada do óleo do navio continuou, mas as informações eram de que um rebocador, que teria saído de Guamaré por volta das 4h da madrugada, em direção a Natal, seria utilizado na tentativa de desencalhe. No entanto, a embarcação não havia chegado à Redinha até as 17h deste domingo, quando a maré já começava a secar.
As informações, todas extra-oficiais porque a empresa Bandeirantes, proprietária do navio, não repassou qualquer dado a respeito da operação à imprensa, diziam conta de que restavam cerca de 8 mil litros de óleo a serem retirados, por um caminhão que já se encontrava no local no final da tarde. No total, a draga continha 30 mil litros quando encalhou.
De acordo com o capitão de fragata Alan Kardec Mota, da Capitania dos Portos, o reservatório não será totalmente esvaziado, pois é preciso manter certa quantidade de óleo na embarcação, uma vez que o próprio “La Belle” funcionaria ajudando o rebocador no momento do desencalhe.
Júnior SantosNavio La Belle continua encalhado na boca da BarraNavio La Belle continua encalhado na boca da Barra
O “La Belle” encalhou na chamada “Pedra da Baixinha” na última segunda-feira, quando realizava os trabalhos iniciais de dragagem da boca da barra do Potengi. O serviço tem como objetivo aumentar o calado (profundidade) do rio até o Porto de Natal, para que navios maiores possam atracar no local. O motivo do encalhe, segundo representante da Bandeirantes, teria sido um problema mecânico.
O capitão Alan Kardec destacou, na manhã deste domingo, que a expectativa de uma operação bem sucedida no período da tarde recaía principalmente na altura da maré, que chegou aos 2,20 metros, cerca de 40 cm acima da registrada no dia do encalhe. A previsão para esta segunda-feira é que a maré alcance 2,30 metros às 16h08 e que continuará aumentando até quarta-feira, quando chegará a 2,50 metros.
Muitos natalenses e turistas foram ao mirante da Redinha fotografar a embarcação e acompanhar a possível operação de desencalhe. Todos, porém, tiveram de permanecer longe do ponto onde ficam os técnicos, já que boa parte do mirante está interditado para a operação e nem a presença da imprensa foi aceita no local.

Fonte: Tribuna do Norte

 

PUBLICIDADE

Ecobrasil


 

 

 

 

 

 

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira