MSC

Recife renasce com o Porto

Urbanização // Orçado em 25 milhões, armazéns hoje desocupados darão espaço às áreas de lazer e cultura, numa extensão de 1,3 km
Para uma cidade que nasceu e cresceu no entorno do seu porto, não há como ignorar a importância desse marco urbano. A história do Porto do Recife está intimamente ligada ao surgimento e ao desenvolvimento da cidade, entre os séculos 16 e 20. Hoje, no entanto, é quase uma lembrança de uma era que ficou para trás. O espaço privilegiado no centro histórico e com uma das melhores vistas da cidade poderá, enfim, ser utilizado como ponto turístico, cultural, de lazer, e de serviços. O projeto de urbanização do Porto do Recife em um trecho de 1,3 quilômetro, entre a antiga Ponte Giratória e o Museu do Brum, está concluído e pronto para entrar em licitação. Orçado em R$ 25 milhões, com recursos do governo do estado, aguarda apenas o sinal verde do governador Eduardo Campos para ser iniciado ainda este ano.
Foto: Inês Campelo/DP/D.A Press
Não é a primeira vez que são pensados projetos para o aproveitamento da área portuária. Mas talvez seja a primeira vez que todos os projetos dessa área poderão ser incorporados ao traçado urbano do Bairro do Recife. A proposta é criar uma conexão entre o porto e o bairro com equipamentos atrativos e melhorias da acessibilidade. "Concluímos o termo de referência para lançarmos o edital da obra de urbanização ainda este mês", revelou o presidente do Porto do Recife, Sileno Guedes.
A integração urbana prevê, por exemplo, a remoção da grade que hoje separa a área portuária da Avenida Alfredo Lisboa. No lugar da grade, um calçadão para os pedestres. Para fazer a ligação do bairro com a área do porto, vão ser construídas passagens de nível para o pedestre, em vários trechos da via, que irão funcionar também como redutores de velocidade da Alfredo Lisboa.
"Será um espaço de travessia pela avenida em direção ao porto. Por ser construído em um nível mais elevado, o carro será obrigado a reduzir a velocidade", explicou o arquiteto Zeca Brandão, do Núcleo Técnico de Operações Urbanas (Ntou), da Secretaria de Planejamento e Gestão. O arquiteto também participou da elaboração do projetoda Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata. "Para o projeto do porto, o governador definiu um grupo de trabalho com a missão de apontar soluções urbanísticas e descobrimos que já haviam outros projetos, mas com soluções pontuais e sem conexão", revelou Zeca Brandão.
Entre os projetos já previstos para a área está a própria construção do terminal marítimo de passageiros, que irá ocupar os armazéns 7 e 8. O projeto inicial, previa apenas a ocupação do armazém 7. "Identificamos que o terminal iria nascer já com sua capacidade limite e pedimos ao governador que o armazém 8 também fosse destinado ao terminal", explicou o arquiteto. Além do terminal, também estão previstas a construção do museu Luiz Gonzaga (verba federal) e uma central de artesanato no armazém 10, com recursos estaduais. "Estes equipamentos já estão definidos", afirmou Zeca Brandão.
Já os armazéns 11,12, 13, 14 e 15 vão ser destinados à iniciativa privada para serviço e lazer. "Estamos aguardando que o Tribunal de Contas da União libere o edital para o arrendamento dos armazéns", revelou o presidente do Porto do Recife. De acordo com o projeto, os armazéns vão oferecer um mix de serviços. "No piso superior, a proposta é de funcionar como escritórios e no térreo restaurantes ou cafés".
A urbanização de 1,3 km da área do porto e a implantação do terminal marítimo, do museu Luiz Gonzaga e da central de artesanato, é apenas uma etapa do projeto de Revitalização de Áreas Portuárias (Rvap). Segundo Sileno Guedes, uma outra etapa, entre a Ponte Giratória e as torres gêmeas, será feita com recursos da iniciativa privada. "Para aquele trecho estão previstos projetos da construção de um hotel e uma marina internacional", revelou Sileno Guedes. Segundo ele, os projetos já foram aprovados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), faltando apenas a liberação do TCU.

Fonte: Diário de Pernambuco/Tânia Passos

PUBLICIDADE

MCI




      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira