Regaseificação bate recorde no Pecém

A média diária processada no terminal cearense no 6º mês do ano é a maior desde o início da operação
Em junho deste ano, o terminal de regaseificação da Petrobras, no Porto do Pecém, registrou média diária de 2,93 milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL) processados. Este é o maior índice desde o início de sua operação no Ceará, em janeiro do ano passado. Já no primeiro semestre do ano, a média de regaseificação foi de 1,17 milhão de metros cúbicos/dia, um crescimento de aproximadamente 117%, na comparação com a média do ano passado, que foi de 0,54 milhão de metros cúbicos diários.
O processo é realizado a bordo do navio Golar Spirit, adaptado para, além de transportar, armazenar e regaseificar o gás na forma líquida, e que tem capacidade de armazenar 77 milhões de metros cúbicos de gás natural. O terminal do Pecém pode regaseificar até sete milhões de metros cúbicos diários de gás natural liquefeito.
Assim como no terminal cearense, no mês de junho, a Petrobras também atingiu recorde de regaseificação de GNL no terminal instalado na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro, onde foram processados, em média 2,4 milhões de metros cúbicos/dia. Lá, o processamento acontece no navio Golar Winter. Juntos, a média de regaseificação dos dois terminais foi de 5,3 milhões de metros cúbicos diários. O gás processado nos terminais da Petrobras, segundo informou a estatal, atende, prioritariamente, a demanda das usinas termelétricas no País.
Projeto destaque
O projeto de regaseificação de GNL da Petrobras foi eleito recentemente pela consultoria KPMG, em conjunto com o Infrastructure Journal, serviço inglês sobre infraestrutura global e financiamento de projetos, como um dos e principais projetos de infraestrutura no mundo. Além deste, outros cinco estão no Brasil, onde também se destacam a Cidade Administrativa de Minas Gerais, o complexo hidrelétrico de Madeira, a prisão de Pernambuco, o Rodoanel Oeste de São Paulo e o Trem de Alta Velocidade (TAV Brazil).

Fonte: Diário do Nordeste(CE)/ANCHIETA DANTAS JR.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira