Fundamental para mudar o perfil do Centro Histórico até a Copa de 2014, a proposta de revitalização do Cais Mauá foi apresentada na sexta-feira passada a deputados federais na Assembleia Legislativa. O gerente operacional do projeto, Edemar Tutikian, pediu apoio para agilizar a aprovação do plano junto à Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq).
A ideia é que a área dos armazéns seja dedicada ao entretenimento, à cultura e à gastronomia. Nas pontas – área do Gasômetro e das docas –, haverá construções comerciais. O investimento previsto – cerca de R$ 500 milhões – será da iniciativa privada. A expectativa é de que as obras comecem em 2011. Segundo Tutikian, as propostas respeitam regras e normas do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural:
– Ainda não está definido o que será feito nas docas e no Gasômetro, mas a área vai receber construções. Na área das docas, queremos um único prédio com cem metros de altura.
Os deputados Germano Bonow (DEM), Maria do Rosário (PT) e Luciana Genro (PSOL) participaram do encontro e prometeram realizar uma reunião em Brasília com governo do Estado, prefeitura e vereadores. O projeto é analisado pela Antaq. Após o parecer da agência, precisará da aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Fonte: Zero Hora
PUBLICIDADE