A RINA , empresa global de consultoria, inspeção e certificação em engenharia, garantiu uma importante licitação financiada pelo Banco Mundial para ajudar a acelerar a transição do Brasil para uma economia industrial de baixo carbono.
Um estudo abrangente de avaliação hídrica para garantir água industrial para a produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) será realizado. O projeto não apenas apoiará a inovação industrial, mas também contribuirá para a equidade socioambiental, melhorando o acesso à água para comunidades vizinhas no estado do Ceará.
PUBLICIDADE
Para apoiar a produção de hidrogênio verde em larga escala, o estudo explora duas estratégias principais de abastecimento de água: reuso de efluentes tratados de estações de tratamento de esgoto na região oeste de Fortaleza e dessalinização da água do mar. Ambas as opções serão avaliadas quanto à sua viabilidade técnica, econômica, impacto ambiental e compatibilidade com a infraestrutura e regulamentação locais.
O estudo de avaliação da água, a ser entregue pela RINA em parceria com a empresa local Krypton, fornecerá um estudo de viabilidade comparativo entre reutilização de água recuperada e dessalinização de água do mar. Uma análise detalhada do impacto ambiental avaliação da demanda de água no CIPP nos próximos cinco a 10 anos, alinhada ao crescimento industrial previsto também integra o pacote, além de uma avaliação regulatória e de infraestrutura, garantindo a conformidade com as normas brasileiras e o uso eficaz dos sistemas hídricos existentes.
Fundamentalmente, o estudo também avaliará como a infraestrutura proposta poderia melhorar o acesso à água para as comunidades vizinhas, garantindo que o progresso industrial contribua para uma sustentabilidade regional mais ampla.