Mais uma empresa internacional poderá se instalar no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Ipojuca. A articulação com a Rolls-Royce foi iniciada ontem pelo governador Eduardo Campos (PSB) durante reunião com os diretores da companhia, na Inglaterra. A proposta do governador é de trazer para o estado uma planta de montagem de turbo geradores utilizados nas plataformas para exploração de petróleo. Apesar da ser mundialmente conhecida pela fabricação de carros de luxo, a empresa também atua na confecção de material para indústria petrolífera. A Petrobras, por exemplo, encomendou 32 equipamentos do gênero para instalação nas plataformas do pré-sal.
A empresa deverá anunciar a decisão dentro de 120 dias. A expectativa é que somente na linha de produção de turbinas a Rolls-Royce invista US$ 15 milhões (cerca de R$ 27 milhões). O empreendimento deverá gerar 100 empregos diretos. De acordo com o diretor de vendas da Rolls Royce Energia na América do Sul, Gilberto Bueno, a escolha de Suape para a instalação dafábrica é fruto da decisão da Petrobras de nacionalizar ao máximo a aquisição de equipamentos utilizados na exploração de petróleo do pré-sal. "Com uma base brasileira iremos conseguir usar ainda mais componentes produzidos no país", explicou.
O governador disse que o empreendimento é muito importante para Pernambuco. "Além de marcar a chegada da Rolls-Royce ao Brasil, vai estimular o interesse de outras empresas fornecedoras também se instalarem na região", destacou. O governo de Pernambuco disponibilizou um terreno de nove hectares, localizado a 7,5 quilômetros do cais, para construção da fábrica. "Podemos ampliar essa área caso a empresa demonstre interesse também na produção de peças para o setor naval", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.
PUBLICIDADE