O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, assinou na última sexta-feira a ordem de serviço para as obras de alinhamento do Cais de Outeirinhos, entre os armazéns 23 e 29 do Porto de Santos. Com a assinatura do documento oficializada, a expectativa é que os trabalhos comecem nas próximas semanas, com a montagem do canteiro de obras. O prazo de conclusão é de 16 meses, de acordo com a Secretaria de Portos (SEP).
A obra será dividida em sete trechos. A primeira área de trabalho fica entre o Cais da Marinha e o T-Grão e envolve os trechos 1, 2, 3 e 4. O alinhamento prevê a expansão do cais com a colocação de fundações profundas, encimadas com superestrutura mista de concreto pré-moldado e lajes concretadas sobre a estrutura.
O custo total da obra caiu 7% após uma análise técnica detalhada da composição do serviço. O valor, de R$ 267,2 milhões, será pago com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento voltado à Copa do Mundo (PAC Copa), do Governo Federal.
Quando terminado, o serviço permitirá a atracação de até seis navios nas proximidades do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. Atualmente, apenas três embarcações podem parar nas proximidades da unidade.
Fonte: A Tribuna
PUBLICIDADE