O órgão de gestão da mão de obra do porto organizado de Santos (Ogmo/Santos) entregou, nesta terça-feira (5), diplomas a 200 novos trabalhadores portuários avulsos. Aprovados em processo seletivo com treinamento de oito meses, eles atuarão na categoria Capatazia. O processo seletivo foi coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), e o curso de formação, ministrado pelo Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP), foi encerrado no último dia 17 de julho.
Antes, os novos trabalhadores avulsos passaram por cinco etapas: prova objetiva, teste de avaliação física, teste de avaliação psicológica, apresentação de documentos e comprovação de requisitos para exercício da atividade de trabalhador portuário avulso, além de exame médico. O diretor executivo do Ogmo/Santos, Evandro Schmidt Pause, informou que mais de 2.000 candidatos participaram do processo seletivo, o quarto realizado pela atual administração do órgão gestor santista.
PUBLICIDADE
Pause explicou que a abertura das novas vagas está prevista na convenção coletiva assinada pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e pelo Sindicato dos Operadores em Aparelhos Guindastescos, Empilhadeiras, Máquinas e Equipamentos Transportadores de Carga dos Portos e Terminais Marítimos e Fluviais do Estado de São Paulo (Sindogeesp).
Segundo o Ogmo/Santos, foi a quarta vez em três anos em que foi ampliado seu quadro de trabalhadores. A entidade informou que em 2023 foram incorporados diplomados profissionais consertadores, em 2024 os da categoria Bloco e, neste ano, da categoria de estiva. No total, no período, 600 novos trabalhadores portuários avulsos entraram no sistema do Ogmo/Santos.