TVV/Log-In, TCP e Suape receberam menção honrosa por seus projetos, que também foram finalistas. Premiação ocorreu ao final do Ecobrasil 2023
A SCPAR Porto de Imbituba foi a vencedora da 3ª edição do Prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental. A empresa apresentou o programa de educação ambiental 'Costa Butiá', executado pela empresa Acquaplan. A iniciativa resgatou a arte ancestral de artesanato local a partir da palmeira do butiá-da-praia , espécie encontrada em poucas regiões, como litoral catarinense e no norte gaúcho.
O projeto realizou capacitações e ofereceu oficinas de plantio de mudas dos butiazeiros e exposições de artesenato, além de docações de mudas para 17 cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As chamadas 'trançadeiras' de Imbituba conseguiram incremento de renda de até 80%.
Os demais finalistas que receberam menção honrosa foram: Terminal Portuário de Vila Velha (TVV/Log-In), com o projeto 'Comunidade a bordo'; o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), com o projeto 'Troca solidária'; e o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros - Suape, com o projeto 'Escom Massangana'.
A premiação ocorreu, nesta quinta-feira (27), ao final do Ecobrasil 2023 - 16º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente, promovido pela Portos e Navios e que tem a coordenação técnica da Cisporto Consultoria. Nesta terceira edição do prêmio, a primeira após a pandemia, 22 projetos foram inscritos no total, de empresas de todo o país, sendo representados os segmentos de portos e terminais, estaleiros, empresas de navegação, fabricantes e mineradoras.
PUBLICIDADE