Enquanto a seca restringe acesso, Terminal no Solimões ainda não está funcionando
MANACAPURU, AM - Um dos principais portos do rio Solimões, o Terra Preta, em Manacapuru (a 85 quilômetros de Manaus por via terrestre), passa por problemas de estrutura, que dificultam o funcionamento.
Com a seca do rio, o acesso às embarcações está cada dia mais difícil. Lama, lixo e toras de madeiras no meio do caminho são apenas alguns dos obstáculos a serem vencidos por portuários e passageiros.
O estivador Raimundo Freitas reclama das dificuldades para trabalhar no local. “Com a seca, o caminhão não consegue mais descer até próximo ao barco e fica difícil o embarque e desembarque de cargas devido às péssimas condições do local. Se chove, não dá para descer nada com o atoleiro e, quando seca, aí que vem a dificuldade devido às valas e esse monte de toras de madeiras que jogaram aqui”, comentou.
Enquanto os portuários enfrentam dificuldades no porto da Terra Preta, o terminal fluvial, que deveria ser um dos mais importantes locais de embarque e desembarque de cargas e passageiros da região, foi inaugurado em junho deste ano mas ainda não entrou em funcionamento
Fonte: A Crítica (Manaus() AM/ADAUTO SILVA
PUBLICIDADE