O I Seminário Internacional “Logística, base para o desenvolvimento sustentável”, realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em São Luis (Maranhão), teve início nessa terça-feira. Participaram do primeiro dia de debates o diretor-geral da agência, Fernando Fialho, o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa além de empresários ligados a infraestrutura e usuários de portos.
Em sua participação, o ministro falou sobre a logística brasileira sob a ótica portuária, destacando projetos de infraestrutura, modernização e informatização como formas de melhorar as condições dos portos brasileiros.
Créditos: Divulgação/Flickr SEP
Ministro dos Portos (centro), prefeito de Santos e diretor da Antaq (ambos no lado direito) durante seminário
O diretor-geral da Antaq defendeu um maior investimento da iniciativa privada para a logística brasileira e uma melhor relação entre porto e cidade. “Os portos são fundamentais para o desenvolvimento da cidade e a cidade pode contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do porto”, afirmou.
Outro ponto levantado por Fialho, é a importância da multimodalidade para o desenvolvimento logístico do país. “É preciso dar incentivo à cabotagem. É fundamental que se invista em hidrovias, pois o transporte fluvial é mais eficiente, mais barato, mais seguro e mais amigável ao meio ambiente do que outros modais”, ressaltou.
O I Seminário Internacional “Logística, base para o desenvolvimento sustentável” termina no fim desta tarde.
Fonte: De A Tribuna On-line
PUBLICIDADE