Realizado pela Secretaria dos Portos da Presidência, o evento discutirá a competitividade dos portos brasileiros
Até março de 2012, o porto do Mucuripe deverá passar de uma profundidade de 10 metros para 14 metros (ETHI ARCANJO) Até março de 2012, o porto do Mucuripe deverá passar de uma profundidade de 10 metros para 14 metros (ETHI ARCANJO)
Menos burocracia, fluxo sob controle e modernização são alguns dos temas que serão discutidos no VI Seminário de Logística e na III Feira de Tendências de Logística do Nordeste, da Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República, que acontece, de hoje até sexta-feira, no hotel Gran Marquise, em Fortaleza. Segundo o presidente da Companhia Docas do Ceará, Paulo André Holanda, o evento também tem o objetivo de debater a necessidade de uma logística melhor entre os portos brasileiros.
Para isso, ele diz que alguns gargalos estão sendo resolvidos, como a ampliação da dragagem (profundidade no mar, junto ao porto).
Ele diz que, com o Plano Nacional de Dragagem (PND), por exemplo, até março de 2012, o porto do Mucuripe deverá passar de uma profundidade de 10 metros para 14 metros e o porto de Santos, em São Paulo, passará de 12 para 17 metros.
“Sem essa ampliação, nosso custo era alto porque muitos navios com mercadorias eram obrigados a vir com metade da carga e depois novamente, para trazer tudo. Isso encarece o valor do frete”, explica.
A abertura do evento contará com a presença do ministro da Secretaria dos Portos, Leônidas Cristino, e palestra do ex-deputado federal Ciro Ferreira Gomes.
Fonte: O POVO Online/ Bruno Stéfano
PUBLICIDADE