O senador Roberto Cavalcanti (PRB) voltou ontem à tribuna do Senado Federal para defender investimentos em logística e infraestrutura, com destaque para a implantação de um porto de águas profundas em Mataraca, a aproximadamente 84 quilômetros de João Pessoa.
“É instrumento necessário e essencial para que a Paraíba possa participar e se integrar de forma adequada nas relações econômicas internacionais”, argumentou o parlamentar.
“O Porto de Cabedelo representa atualmente um fator fortemente limitativo de nosso crescimento econômico, pois não dispõe das condições estruturais necessárias para que possamos importar e exportar os bens de que necessitamos para nosso desenvolvimento sustentável”, acrescentou o parlamentar, que ainda apresentou comparativos:
“Enquanto os portos asiáticos têm uma profundidade de 15 metros, Cabedelo tem apenas 9 metros de profundidade, o que significa um porto ultrapassado do ponto de vista logístico”.
Na avaliação do senador, a realização de obras de dragagem de aprofundamento poderia contribuir para melhorar operacionalmente o Porto de Cabedelo. Porém, essas obras seriam insuficientes para a operação com navios modernos, de maior porte.
Roberto Cavalcanti opinou que, dada a vocação turística do estado, o ideal seria que o Porto de Cabedelo fosse modernizado e direcionado à recepção de grandes navios de cruzeiro.
O senador finalizou defendendo a necessidade de “aproveitar o atual momento favorável de desenvolvimento da economia brasileira, em que temos inflação sob controle, taxas de juros em níveis razoáveis, dívida pública controlada e equilíbrio macroeconômico, para realizarmos os investimentos na área de infraestrutura necessários para garantirmos um nível de desenvolvimento sustentável no longo prazo”.
Para o parlamentar, os investimentos em portos e aeroportos representam “prioridades nacionais indiscutíveis”.
Fonte:Assessoria
PUBLICIDADE