A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) recebeu ontem (11) sete propostas de empresas interessadas em participar da concorrência pública para execução das obras e serviços da segunda etapa de modernização do cais do Porto Novo do Rio Grande.
Esta etapa prevê a análise dos documentos, chamada fase de habilitação. Posteriormente, as empresas que estiveram de acordo com estabelecido no edital terão suas propostas financeiras abertas. A SEP pretende concluir esta primeira fase até a próxima semana.
Orçada em R$ 113,8 milhões, a obra seguirá o mesmo padrão dos 450 metros de cais já revitalizados pelo governo do Rio Grande do Sul. O projeto de modernização do cais do Porto Novo, contratado pela Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) e elaborado pelo consórcio JD & EVB (JD Engenharia e Arquitetura Ltda e EVB Projetos Estruturais Ltda), prevê a reconstrução de 1.125 metros do cais, com a execução de uma nova plataforma portuária, em concreto armado pré-moldado, que avança 11,2 metros para dentro do canal. Isso permitirá o aumento do calado operacional de 31 para 40 pés, possibilitando a atracação de navios de até 75 mil tpb e a utilização de equipamentos portuários modernos e de grandes capacidades. Ao todo será pavimentada com concreto armado uma área de aproximadamente 13,3 mil metros quadrados.
A nova estrutura, que deverá levar 18 meses para ser concluída, será executada em 15 módulos de 75 metros, visando minimizar impactos na operação portuária realizada no local. Cada módulo será constituído por uma plataforma que contará com três defensas e cabeços de amarração. A obra terá início na extremidade sul do Porto Novo, adjacente ao berço modernizado, seguindo em direção a extremidade norte, sendo realizada a escavação subaquática, cravação de estacas e colocação de enrocamento, para posteriormente executar a plataforma do cais.
Da Redação
PUBLICIDADE