O diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, assinou na última quarta-feira (10), em Brasília, acordo de cooperação técnica com a Frente Parlamentar Brasil-Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). O objetivo é atrair investimentos, diversificar mercados e fortalecer o uso do porto pernambucano em rotas de comércio para a Ásia.
A cerimônia de assinatura reuniu embaixadores de países do Sudeste Asiático, representantes do Japão e da China e empresários. Na ocasião, Bisneto apresentou informações sobre a infraestrutura portuária de Suape e sobre projetos que estão sendo realizados no complexo. Criada em março de 2025, a Frente Parlamentar Mista Brasil-Asean atua como elo entre o setor produtivo, o Congresso e os parlamentos asiáticos.
PUBLICIDADE
Segundo dados divulgados pela autoridade portuária de Suape, o Sudeste Asiático, formado por Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Vietnã, Brunei e Timor Leste, tem mais de 680 milhões de consumidores. E os produtos internos brutos deles somados superam quatro trilhões de dólares.
Além disso, os países daquela região já são destino de produtos exportados pelo Brasil, incluindo soja, trigo, açúcar e derivados de petróleo, e Suape já opera uma rota semanal para a Ásia, com escalas em Cingapura e outros portos do continente. A expectativa da autoridade portuária é, agora, além de atrair investimentos, estabelecer novas rotas comerciais para a Ásia para exportação de bens produzidos no complexo de Pernambuco e em outros estados do Nordeste.


















