Com o objetivo de estabelecer um plano de desenvolvimento integrado para promover o crescimento do território estratégico do Complexo Industrial Portuário de Suape, foi criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico dos Municípios do Território Estratégico de Suape (Comsuape). Composto pelas cidades do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém, umas das primeiras ações do grupo é convidar a Universidade de Pernambuco (UPE) para diagnosticar as necessidades econômicas dos municípios integrantes.
“Cada cidade promovia seu desenvolvimento isoladamente. O Conselho é um fórum permanente. Funcionará como um consórcio, procurando áreas de desenvolvimento econômico e social e pensando projetos que vão da indústria petrolífera à economia agrícola”, explicou o secretário de Desenvolvimento do Cabo de Santo Agostinho e presidente do Comsuape, Alex Gomes.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, acrescentou que “a ideia é fazer com que o desenvolvimento econômico de Suape dialogue com as atividades econômicas das cidades localizadas no entorno do Complexo”.
A ideia é que a UPE identifique os caminhos para facilitar o desenvolvimento das cidades que integram o Comsuape. O planejamento da ação será definido na próxima reunião do grupo, prevista para o dia 5 de novembro. No encontro, também serão discutidos prazos para o início da ação e meios de financiá-la. O Conselho vai trabalhar junto com o Programa de Responsabilidade Empresarial, Desenvolvimento e Sustentabilidade (Reds), que, segundo Gomes, deve começar as atividades “nos próximos meses”.
Fonte: Jornal do Commercio (PE)/GABRIELA LÓPEZ
PUBLICIDADE