O "MSC Orion", da classe New Panamax e com capacidade de carregamento de 15 mil TEUs, faz escala no Porto de Suape, durante viagem inaugural de linha direta entre o Nordeste e a Ásia. O navio porta-contêiner tem 366 metros de comprimento, 51 metros de largura e 16 metros de calado. É o maior navio já recebido pelo atracadouro pernambucano.
“A chegada do MSC Orion a Suape reforça a importância estratégica do porto para o nosso país, contribuindo para a viabilização de rotas diretas entre o Nordeste e os países asiáticos via Canal do Panamá. São linhas que vão nos conectar a importantes complexos portuários, a exemplo dos portos chineses e de Singapura, possibilitando maior competitividade aos exportadores e importadores que atuam entre os dois continentes”, comemora o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot.
PUBLICIDADE
As últimas escalas do "MSC Orion" ocorreram no Porto de Caucedo, na República Dominicana (Caribe), e no Porto de Salvador (BA), respectivamente. A embarcação, de bandeira portuguesa, começou a transportar carga conteinerizada em 2020.
Antes da atracação do "MSC Orion", o maior navio aportado em Suape foi o "APL Dublin", de bandeira de Singapura, em março de 2023. Pertencente à empresa CMA CGM, o porta-contêiner tem 347,29 metros e largura de 45,28 metros, com calado máximo de 15,5 metros e capacidade para transportar 10.700 TEUs.