No acumulado do ano, os dados indicam um considerável aumento no comparativo com 2010, quando o porto movimentou mais de nove milhões de toneladas. De janeiro a agosto, já passaram por Suape 6,795 milhões de toneladas de cargas, 21% a mais que o mesmo período do ano anterior. A movimentação de contêineres também cresceu, chegando a uma evolução de 35%.
PUBLICIDADE
O porto de Suape já começa a sentir o impacto das novas linhas de longo curso ligando a Ásia a Suape, que entraram em operação em agosto. “Pela primeira vez na história do porto, a movimentação do mês ultrapassa um milhão de toneladas, um recorde que não só ratifica Suape como um importante e estratégico porto distribuidor de cargas, como reforça todas as expectativas de fecharmos o ano com mais de 10 milhões de toneladas de movimentação”, comemora o vice-presidente de Suape, Frederico Amancio.
As operações de cabotagem também continuam crescendo no porto pernambucano. No comparativo com 2010, a evolução foi de 32%, nos primeiros oito meses do ano. Nos próximos anos estes números deverão crescer ainda mais. Com o início da operação de grandes empreendimentos estruturadores, como a Refinaria Abreu e Lima, a expectativa é de que Suape movimente mais de 30 milhões de toneladas em 2013.