A primeira carga de pneus da Sumitomo Rubber chegou esta semana ao Porto de Paranaguá. A previsão é que até o fim dos mês a empresa irá importar 50 mil pneus que serão comercializados em todo o Brasil e em outros países da América do Sul. Até 2013 a empresa importará pelo porto matéria-prima e maquinários que serão usados na fábrica que será instalada no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba.
Segundo o gerente de logística da Sumitomo no Brasil, Marco Túlio Dilélio, a confiabilidade da operação é o que fez a companhia escolher o Porto de Paranaguá para o recebimento de suas cargas. "Hoje, importamos pneus, mas, em breve, começaremos a exportar. A nossa movimentação pelo Porto de Paranaguá está apenas começando. Nossa fábrica está em processo de instalação. Faremos testes em abril de 2013 para comercializar os pneus fabricados no Paraná até outubro de 2013", afirma.
Para o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, participar do projeto da Sumitomo Rubber no Brasil é um desafio para os portos paranaenses. "Mais uma vez a Appa se envolve em projetos de sucesso. É o Terminal de Contêineres melhorando a capacidade de desembarque e o Governo do Estado atraindo mais uma indústria. E tudo passando por aqui. Eu não tenho dúvidas que o Paraná é um bom mercado. Com a dragagem e outras melhorias que estão sendo feitas no Porto de Paranaguá, esses bons resultados se repetirão", afirma.
Produtividade
Segundo o diretor superintendente do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Juarez Moraes e Silva, o crescimento na movimentação tem relação direta com os investimentos que o terminal tem feito e os esforço da Appa, da Capitania dos Portos e da Praticagem. "É um serviço regulado, com produtividade alta, agilidade e melhor custo. É a soma de fatores que dão segurança aos empresários. O Porto de Paranaguá é muito competente nisso", afirma.
Os pneus que estão sendo importados pelo Porto vieram de outras unidades da Sumitomo Rubber que ficam no Japão, Indonésia e Tailândia. A indústria é fabricante de pneus da marca Dunlop.
Fonte: Agência Estadual de Notícias/odiario.com
PUBLICIDADE