A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) anunciou, nesta terça-feira (2), que aprovou, por unanimidade, que o Super Terminais opere um píer flutuante em Itacoatiara, cidade do Amazonas a 175 quilômetros de Manaus, para transbordo de granéis sólidos, principalmente soja e milho. A nova unidade foi enquadrada como terminal de uso privado (TUP), porque será ponto de apoio para escoamento de cargas por via marítima e atendimento a graneleiros classe Panamax. A atividade, que será apenas de transbordo sem necessidade de armazenamento, será iniciada em janeiro de 2026.
A Antaq informou que o píer terá 240 metros de comprimento, 18 metros de largura e área de 4.320 metros quadrados e contará com três guindastes, cada um com capacidade de até 2.100 toneladas por hora. A unidade ficará no leito do Rio Amazonas, no mesmo ponto onde foi fixado porto provisório para movimentação emergencial de contêineres durante o período de seca que atingiu a região no ano passado. O investimento previsto é de R$ 150 milhões e há expectativa de criação de 130 empregos diretos e 250 indiretos.
PUBLICIDADE
Itacoatiara já abriga operações portuárias de grande porte, e a entrada em funcionamento do Porto Verde visa atender à crescente demanda de exportação de soja e milho. O acesso ao Oceano Atlântico pelo Rio Amazonas é visto como positivo para a integração da produção agrícola nacional aos mercados internacionais, principalmente Europa e Ásia.