Navalshore 2024

Supersafra nacional impulsiona aumento de 34% na movimentação do Porto de São Francisco

A safra recorde de grãos no país está repercutindo positivamente no Porto de São Francisco do Sul, transformando o mês de agosto no melhor da história do complexo portuário.

A movimentação de mercadorias no maior porto de Santa Catarina chegou a 1,8 milhão de toneladas, aumento de 34% com relação a julho, quando foram movimentadas 1,4 milhão de toneladas.

As exportações, impulsionadas pelo milho (578 mil toneladas) e soja (531 mil toneladas), chegaram a 1,1 milhão de toneladas.
Já a importação atingiu 727 mil toneladas, liderada pelos produtos siderúrgicos, como bobinas, barras e chapas de aço (400 mil toneladas), e fertilizantes (326 mil toneladas).

PUBLICIDADE

MCI


“Os bons números da safra e a preparação do porto para absorver este crescimento representam a equação ideal para melhorar o desempenho, que tem tudo para superar os números de 2022”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

“Conseguimos embarcar com rapidez e segurança a extraordinária safra de grãos catarinenses e dos estados próximos”, afirma o presidente do Porto, Cleverton Vieira. “Isso demonstra que o nosso porto está preparado para atender todas as demandas necessárias, previstas e imprevistas, que ajudem no crescimento da economia do país e de Santa Catarina”.

No acumulado do ano, embarque e desembarque de produtos alcançaram 10,8 milhões de toneladas, um acréscimo de 25% com relação aos oito primeiros meses de 2022 (8,6 milhões de toneladas).

Destaque para as exportações, que somaram 6,5 milhões de toneladas, sendo 4,4 milhões de soja e 1,67 milhão de milho, além de óleo de soja (200 mil litros) e madeira (150 mil toneladas).

A importação de mercadorias, por sua vez, chegou a 4,3 milhões de toneladas. O aço foi o principal produto recebido do exterior (2,2 milhões), junto com os fertilizantes (1,7 milhão de toneladas).

Safra recorde

A safra 2022/2023 no Brasil está sendo a maior da história. Segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de grãos está estimada em 322 milhões de toneladas. O volume representa um crescimento de 18% com relação à temporada anterior.

A produção de soja no país é estimada em 154 milhões de toneladas, crescimento de 23%. Para o milho também é esperada a maior colheita já registrada na série histórica: a produção deverá chegar a 131 milhões de toneladas, incremento de 17% se comparado ao ciclo anterior.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira