Receba notícias em seu email

Navalshore

SUPRG cede Cais Oceanográfico à Furg

Em solenidade, realizada no Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), na tarde de ontem, quarta, o Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, assinou, junto ao reitor da Furg, João Carlos Cousin, o termo de cessão do Cais Oceanográfico à Furg. Também participaram da solenidade, o fundador do CCMar e idealizador do convênio, Lauro Barcellos, e o vice-reitor da Furg, Ernesto Pinto, entre outras autoridades.

No cais de 115,54 metros junto ao CCMar, passarão a atracar as embarcações utilizadas para pesquisa, ensino e extensão que fazem parte da frota da Furg. A área de cais fica entre a Doca de Hortigranjeiros e o antigo Entreposto de Pesca. A cessão leva em conta também o fato de que as embarcações podem se tornar um ponto de visitação, beneficiando a cidade na atividade turística. Antes da assinatura do convênio foram observadas as Normas de Aplicação da Tabela das Tarifas Portuárias da Suprg e artigo 62 da Resolução 2240, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Barcellos aproveitou a oportunidade para enaltecer a ação conjunta firmada entre as instituições, que se unem em favor do bem comum e do conhecimento. Falou sobre como o Cais poderá ser utilizado pelo CCMar e pela Furg, podendo ser aproveitado tanto pelos pequenos alunos do Centro, quanto pelos doutorandos da Universidade para pesquisas, ensino e aprendizagem.

Dirceu, por sua vez, falou da satisfação em ceder este espaço para uma Universidade que está em um grande momento. Falou também sobre o empenho de Lauro Barcellos, que em janeiro de 2011 apresentou um hall de propostas que poderiam ser trabalhadas em conjunto entre a Furg e SUPRG, e que acabou indo muito além. “O Lauro é daqueles caras que idealiza e vai atrás de realizar os sonhos”, destacou. O superintendente do Porto ressaltou ainda que, com a cessão do cais, tem a certeza de estar contribuindo para a formação de cidadãos rio-grandinos e garantiu que a parceria entre a SUPRG e a Furg deverá avançar ainda muito mais.

Já o reitor da Furg, descreveu a ocasião como um momento de integração em benefício da comunidade. Relembrou o que era o CCMar, poucos anos atrás, um prédio em ruínas, e que hoje está a serviço da comunidade, como local de ensino e aprendizagem e falou sobre como o Cais poderá se somar às ações da Furg e do CCMar, servindo como atracadouro para as embarcações da instituição e contribuindo para a formação dos alunos e pesquisadores do Centro e da Universidade, bem como para visitações.

Fonte: Jornal Agora (RS)






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira