O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e a Brado Logística fecharam acordo que tem impulsionado o transporte multimodal no Paraná, combinando rodovias e ferrovias para melhorar a sustentabilidade e reduzir o congestionamento nas estradas. No primeiro semestre de 2024, foram movimentados 50.402 TEUs pela ferrovia que conecta Paranaguá a Cascavel e Cambé, a única no Sul do Brasil com acesso direto a uma zona franca dentro de um terminal.
Essa modalidade de transporte vem sendo cada vez mais adotada pelos importadores devido a suas vantagens em termos de custo e redução de riscos, beneficiando especialmente os setores agrícola e industrial. Produtos como fertilizantes, pesticidas, eletrônicos e cargas químicas estão entre os principais itens transportados.
PUBLICIDADE
Com a operação diária dos trens e o transporte rodoviário para curtas distâncias, há um fluxo constante de mercadorias. A substituição dos guindastes movidos a diesel por equipamentos elétricos no terminal também contribuiu para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
A Lei 14.273, de dezembro de 2021, estabeleceu um novo marco legal para o transporte ferroviário no Brasil, incentivando investimentos privados na expansão da malha ferroviária, com a expectativa de aumentar a participação desse modal na matriz de transporte de mercadorias do país.