A chegada dos equipamentos faz parte do projeto de expansão do terminal de contêineres do grupo Wilson Sons. O investimento total é de R$ 180 milhões e começou no início de 2010, com conclusão prevista para 2012. Com início no ano passado, a ampliação será concluída em 2012, quando a unidade estará apta a receber os maiores cargueiros em atividade no mundo. As obras de expansão estão em ritmo acelerado e em breve o Tecon Salvador estará apto a receber os maiores cargueiros em atividade no mundo.
PUBLICIDADE
Software. Em novembro, o Tecon Salvador começou a operar com um sistema eletrônico de agendamento para a entrada de contêineres no gate (portão de acesso). O novo software permitirá aos clientes programar o horário de atendimento e enviar antecipadamente as informações sobre a sua carga, do contêiner e do caminhão que se destina ao porto, reduzindo de forma significativa as filas. O sistema é o mesmo já utilizado em outros portos brasileiros como os de Santos e de Itajaí.
Para se familiarizarem com o software o Tecon Salvador realizou treinamentos com exportadores, despachantes, transportadores e agentes de carga. Primeiramente, o agendamento será feito apenas para os contêineres voltados para a exportação. Além da agilidade, o uso da ferramenta resultará na redução de custo logístico, uma vez que será possível programar de entrada de carga no Porto. “O agendamento via web é mais um passo na modernização do terminal e vai nos possibilitar muito mais agilidade e eficiência na prestação dos serviços”, avalia o diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço Júnior.