O Tecon Salvador iniciou nesta segunda-feira, 16 de abril, a segunda etapa do agendamento de gate, que é a marcação prévia para acesso de caminhões ao terminal. O objetivo é modernizar e agilizar as operações portuárias. De acordo com a Wilson, Sons, que administra o terminal, o projeto será voltado inicialmente para exportação, mas a partir do dia 16 de maio passará a ser obrigatório também para importação.
O sistema começou a ser implementado em novembro do ano passado e atende as normas da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) que torna indispensável o agendamento de entrada e saída de cargas no terminal. O processo será feito pela internet sob total responsabilidade do contratante, por meio do website do Tecon Salvador.
A expectativa, segundo a Wilson, Sons, é que as operações sejam realizadas ao longo do dia, evitando sobrecarga na utilização do porto em horário comercial. Diariamente, cerca de 260 caminhões têm acesso ao terminal. Além de evitar congestionamentos, O objetivo da ação não é simplesmente evitar congestionamentos, mas possibilitar que o porto trabalhe com a sua capacidade máxima.(Da Redação)
PUBLICIDADE