A Wilson Sons obteve um avanço na eficiência operacional do Tecon Santa Clara em 2024. O terminal hidroviário, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), registrou um aumento de 3% na movimentação de contêineres em relação a 2023, impulsionado principalmente pela exportação, seguida da importação e cabotagem. Foram movimentados mais de 52 mil TEUs ao longo do ano, com destaque para produtos químicos, resinas, frango congelado e madeira, que representaram 67% do total.
As principais cidades de origem foram Triunfo, Gravataí, Taquari e Garibaldi, enquanto os principais destinos incluíram Bélgica, China, Chile, Índia e Peru. Na exportação, resinas, resíduos de aço e madeira corresponderam a 79% do volume total, enquanto na importação os produtos químicos, resinas e papel representaram 73%. Já na cabotagem, embalagens, resinas e chapas responderam por 94% da movimentação. A sustentabilidade foi um diferencial do terminal em 2024, com uma redução de 55% nas emissões de tCO2e devido ao modal hidroviário, que diminui a dependência do transporte rodoviário e reduz a emissão de gases de efeito estufa.
PUBLICIDADE
Segundo Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Santa Clara, o terminal tem papel essencial na movimentação de contêineres e favorece a logística sustentável no Rio Grande do Sul. O Tecon Santa Clara opera com transporte multimodal, contando com duas barcaças e quatro escalas semanais entre Triunfo e Rio Grande, promovendo oportunidades comerciais e fortalecendo projetos logísticos mais sustentáveis.