O Tecon Suape, unidade de negócios da International Container Terminal Services, Inc. (ICTSI) no Complexo Portuário e Industrial de Suape, foi certificada como empresa neutra em carbono de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR ISO 14064 -3:2007 Normas – Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa e PAS 260.
Com objetivo de descarbonizar suas operações diárias, o terminal priorizou o equilíbrio entre a manutenção dos níveis de produtividade e a manutenção da conservação ambiental. Para reduzir a sua pegada de carbono, a empresa implementou medidas que se concentram no aumento da eficiência energética. O terminal dispõe agora de sistemas que substituem efetivamente o uso convencional de eletricidade por fontes renováveis.
PUBLICIDADE
O Tecon Suape também implementou um plano de compensação envolvendo investimentos em projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), reconhecidos como geradores de créditos de carbono registrados nas Nações Unidas. A empresa escolheu o projeto socioambiental Complexo Energético Fundão Santa Clara do Grupo ELEJOR (Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A.). O projeto é validado pela certificadora RINA e destaca-se pelo seu significativo impacto ambiental ao promover a produção de energia renovável.
A certificação de carbono neutro do Tecon Suape atesta as boas práticas ESG da empresa, o compromisso com a minimização do impacto ambiental e a gestão eficiente das emissões de gases de efeito estufa. Também reafirma a responsabilidade socioambiental da empresa em todos os seus projetos.
O Tecon Suape é o quarto terminal do Grupo ICTSI a alcançar o status de carbono neutro, depois do Contecon Guayaquil no Equador, do Contecon Manzanillo no México e do Terminal Rio Brasil.