Navalshore 2024

Terminal de Contêineres de Paranaguá apresenta primeiro ônibus elétrico

TCP também investiu na eletrificação de dois guindastes para reduzir emissão de gases de efeito estufa e diminuir o custo de manutenção dos equipamentos

Nesta terça-feira (29), a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu seu primeiro veículo 100% elétrico. Totalmente silencioso e com zero emissões de CO2, o modelo D9W 20.410, da marca chinesa BYD, oferece uma autonomia de 250 km por carga, além de contar com um sistema de freios regenerativos, que auxilia no carregamento da bateria sempre que houver frenagens.

O gerente de manutenção da TCP, Fernando Reis, aponta que “outra vantagem observada para a escolha deste modelo está na suspensão pneumática, a qual permite rebaixar o veículo na altura da carroceria, facilitando a entrada de passageiros, ou elevar o ônibus para superar quaisquer obstáculos na via”.

PUBLICIDADE

MCI


Devido às medidas de segurança e ao grande espaço do terminal, que atualmente conta com 480 mil m², os ônibus são o principal meio de locomoção usados dentro da TCP para deslocar os colaboradores aos postos de trabalho. Com o novo modelo elétrico, a frota atual passa a ser de três veículos.

Outra medida sustentável recente da empresa foi a eletrificação de dois RTGs (pórticos para contêineres sobre pneus). Concluído em 29 de agosto, o processo de eletrificação dos dois RTGs, usados para movimentar os contêineres que chegam ao terminal pela ferrovia, levou três meses.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira