Em seu primeiro ano de atividade, o terminal portuário da Klabin, o PAR-01, localizado no Porto de Paranaguá (PR), embarcou 664 mil toneladas de celulose produzida na fábrica de Ortigueira, no Paraná.
O terminal ocupa uma área de 27.530 m² do Porto de Paranaguá e possui conexão ferroviária direta com a unidade Puma, em Ortigueira (PR).
A localização estratégica leva à redução no tráfego de caminhões no transporte de carga até os navios, antes operados em um armazém localizado a uma distância de cinco quilômetros do costado.
PUBLICIDADE
Com capacidade de receber um milhão de toneladas de celulose e papel por ano, o Terminal faz parte do pacote de investimento em logística feito pela Companhia no Estado nos últimos anos. Com a operação, o descarregamento de celulose de fibra curta e longa, celulose fluff e papel, da Unidades Puma, localizada em Ortigueira (PR), e da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), pode ser realizado dentro do Porto de Paranaguá.
Iniciada em junho de 2021, a construção do armazém foi concluída no final de 2022, com início das primeiras operações em dezembro, antes mesmo da inauguração oficial. O investimento na obra foi de R$ 120 milhões, com a geração de 200 empregos diretos. Com o início das operações, o terminal deve gerar ao todo com cerca de 160 postos de trabalho diretos e indiretos.