Começou na semana passada a integração dos sistemas de controle de diferentes órgãos do governo responsáveis pelo controle dos navios recebidos pelo Porto de Santos.
O projeto, realizado pelo Serpro, envolve a criação de um painel de controle único com os sistemas da Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Marinha Mercante e Ministério da Agricultura, agilizando o processo de liberação.
“A iniciativa já foi implementada no Porto de Ilhéus e nossa meta é colocá-la em prática em todos os portos brasileiros”, projeta Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro, que participou nesta terça-feira, 23, do seminário Brasil TI, em Brasília.
Mazoni destaca que dos cinco órgãos três – PF, RF e Marinha Mercante – já são clientes do Serpro, o que facilita a integração.
Hoje, um navio demora cinco dias e meio para ter o atraque liberado no Porto de Santos, contra uma média mundial de um e meio no resto do mundo.
A situação se agrava à medida em que crescem a movimentação de cargas pelo porto, que para este ano é projetada em 100 milhões – 38% a mais do que o registrado em 2006 – cifra que deve chegar a 230 milhões de toneladas.
Fonte: Baguete
PUBLICIDADE