Receba notícias em seu email

MSC

Tmut espera licença de operação comercial

A ser inaugurado na próxima quinta-feira, com a presença confirmada da presidente Dilma Rousseff, o novo píer de atracação de navios do Porto do Pecém já está com as obras físicas concluídas, mas depende ainda da liberação da Licença de Operação para começar a operar comercialmente. O chamado Terminal de Múltiplos Usos (Tmut) já está operando, desde meados de julho, em fase de testes, para verificação dos equipamentos.

De acordo com o presidente da Cearáportos, Erasmo Pitombeira, a fase de testes observa se todos os processos de operação estão dentro das classificações exigidas. Esta etapa, aponta, deverá durar ainda cerca de 30 dias. Para entrar comercialmente no mercado, o Tmut ainda deverá receber uma visita de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que farão uma vistoria do equipamento para liberar o licenciamento.

Há duas semanas, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) solicitou ao órgão a licença de operação. Pitombeira afirma que todas as exigências feitas pelo Ibama foram cumpridas. Contudo, ele informa que ainda não existe uma data agendada para a chegada dos técnicos, ficando o Tmut "na fila de espera" para a vistoria.

Apesar de as obras do píer estarem concluídas, ainda está sendo terminada a parte de iluminação do píer. Também ainda estão para serem colocadas as tomadas do novo terminal, para refrigeração dos contêineres no pátio de estocagem. São 420 tomadas, que serão destinados à movimentação de frutas e alimentos perecíveis, e todas elas já foram adquiridas. Com estas, o porto passa a contar com 1.300 tomadas, contando com as já existentes.

Como o Tmut vai garantir a possibilidade de atracação de navios de maior porte no porto, o presidente da Cearáportos aponta que já existe uma pressão dos operadores para que se iniciem logo as operações do terminal. "Mas isso só começará quando todo o corpo de equipamentos estiver completo", reforça. O Tmut é a primeira grande obra de infraestrutura do governo Cid Gomes.

Orçado em R$ 420 milhões, o empreendimento possui dois berços de atracação e uma retroárea de quase nove hectares, que serão utilizados para recepção e transbordo de contêineres e cargas em geral. Com o terminal, o Porto do Pecém terá capacidade para expandir em até cinco vezes sua atual capacidade de movimentação de cargas, elevando dos atuais 250.000 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit, em inglês, unidade equivalente de 20 pés) anuais para 760.000 TEUS/ano.

Visita da presidente

Mesmo com o pânico nos mercados preocupando as lideranças mundo afora, a visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará está confirmada.

A inauguração do Tmut marcará sua primeira vinda ao Estado, desde que foi eleita presidente da República. Além do Tmut, a cerimônia também inaugurará a Correia Transportadora de carvão do Pecém e lançará oficialmente as obras de terraplanagem da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que já iniciaram desde junho passado.

Fonte: Diário do Nordeste / SÉRGIO DE SOUSA






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira