MSC

Usiminas recebe aval para descontaminar terreno onde instalará seu porto

A Usiminas acaba de receber o sinal verde para dar início ao projeto de descontaminação da área que abrigará o futuro porto da empresa, na Baía de Sepetiba (RJ). O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) aprovou o plano da companhia para descontaminar a área, que concentra um dos maiores passivos ambientais do País. O terreno pertencia à massa falida da Ingá Mercantil e foi comprado em 2008 pela Usiminas, que assumiu o compromisso de remediar o problema ambiental antes de construir o porto.

Com a autorização do Inea, a Usiminas poderá dar sequência aos trabalhos com a produção de um planejamento executivo. O efetivo processo de remediação deverá ter início no segundo semestre e demandará cerca de R$ 45 milhões. A previsão é de que a descontaminação demore entre 15 e 18 meses. Após a conclusão da descontaminação a empresa dará andamento à instalação do terminal portuário no local, que tem previsão de entrar em operação em 2014.

O projeto aprovado prevê o envelopamento dos resíduos industriais utilizando uma capa impermeável para conter o material contaminado e evitar seu contato com o ambiente externo. São cerca de 1,3 milhão de toneladas de resíduos isolados, que serão reaproveitados para o aterramento da área. (da Redação)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira