Investimentos em infraestrutura logística com expansão do terminal portuário de Santos, além de incremento da atividade ferroviária constam do protocolo de intenções firmado pelo governo do Estado e a mineradora Vale. O documento foi assinado na última sexta-feira (22/07) pelo governador Geraldo Alckmin e o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
O projeto, que prevê investimento de R$ 3,5 bilhões nos próximos anos, reforça a vocação da Baixada Santista para o desenvolvimento do sistema portuário nacional, conforme enfatizou o prefeito João Paulo Tavares Papa, que também assinou o protocolo. " A idéia está em sintonia com o plano estratégico do município em relação ao aproveitamento da área continental da cidade. O porto de Santos já é o maior da América Latina em tamanho e precisa responder com sustentabilidade às necessidades do País para as próximas décadas e frente ao mercado globalizado".
A proposta da Vale inclui o incremento da atividade ferroviária até o porto, por meio de um corredor logístico ligando o TUF (Terminal Marítimo da Ultrafertil), na área continental de Santos, à região Centro-Oeste do País, e ainda a construção de novos terminais ferroviários, ampliação de pátios e aquisição de locomotivas e vagões mais modernos.
Estima-se que todo o adicional de movimentação de cargas ocorrerá somente por ferrovia. E apesar da meta vise ampliar em 30% a capacidade de movimentação de cargas agrícolas, como açúcar, grãos e fertilizantes, elevando-a para 16 milhões de toneladas por ano, haverá redução da sobrecarga de caminhões nas estradas estaduais, problema que afeta as atividades portuárias na região.
O governador acredita que o projeto beneficiará todo o Estado. "Vai gerar riquezas, trazer mais eficiência e competitividade ao Porto de Santos. Além disso, incentivará as ferrovias, que são o grande caminho para a importação e exportação de cargas".
O plano de investimentos da Vale contará com o apoio do Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, órgão do governo estadual ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que prestará serviços de assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. O governo do Estado também está investindo na criação de cursos de capacitação profissional para atender às novas demandas do mercado de trabalho, por intermédio do Via Rápida Emprego.
Fonte:Agora MS
PUBLICIDADE