A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, acaba de ampliar o volume de remessas de manganês para mercados externos por meio do Terminal Portuário São Luís (TPSL), no Maranhão. A empresa efetuou recentemente o embarque de 70.600 toneladas de manganês, provenientes do estado do Pará, com destino à China, superando o volume histórico de envios do minério efetuados pela companhia.
Com a ampliação da capacidade de embarque, o transporte de manganês que, até então, era realizado por navios cargueiros da classe Supramax, aptos a deslocar entre 50 mil e 60 mil toneladas de carga, passa a ser feito com embarcações da classe Panamax, de maior porte e qualificados a movimentar mais de 70 mil toneladas de carga. É a primeira vez que a VLI realiza operações de navios Panamax para o transporte de minério de manganês desde o início de suas operações, em 2010.
PUBLICIDADE
A movimentação do produto até o Terminal Portuário São Luís é realizada através da integração com a ferrovia, a partir do município de Marabá/PA.