Ecobrasil

VLI incrementa frota de vagões para atender novo fluxo de fertilizantes no Arco Norte

Nova rota já nasce com capacidade para 1,5 milhão de toneladas ao ano

A VLI acaba de adquirir 78 unidades de vagões Hopper HTT, próprios para o transporte de commodities agrícolas e fertilizantes. A compra visa a incrementar a capacidade de cargas da companhia no Corredor Norte, que liga os estados do Tocantins e do Maranhão, onde está prestes a ser oficialmente inaugurado um novo corredor logístico de fertilizantes.

“Temos resultados crescentes ano a ano no Corredor Centro-Norte, fruto da confiança dos clientes na eficiência e na segurança do sistema integrado da VLI. Os novos vagões chegam para dar vazão a este crescimento natural de carga, acrescido dos volumes da nova operação de fertilizantes”, afirma o diretor de Operações do Corredor Centro-Norte da VLI, Daniel Schaffazick.

PUBLICIDADE

MCI


Os vagões Hopper HTT, desenvolvidos e produzidos pela Greenbrier Maxion, possuem três principais diferencias: redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil. Com todas essas otimizações, há um incremento na capacidade de carga por trem.

Outro destaque é o sistema descarga rápida e o revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão. Além disso, as unidades novas possuem o sistema do truque Motion Control®, de alto desempenho e com redução do desgaste de componentes, gerando menor consumo de combustível e mais segurança.

Para o presidente da Greenbrier Maxion, Eduardo Scolari, a tecnologia dos novos vagões Hopper é resultado do trabalho de pesquisa e desenvolvimento da área de engenharia da empresa, visando ampliar ainda mais o transporte de carga sobre trilhos. “Os vagões proporcionam a máxima eficiência logística para a VLI, além de contribuir com meio ambiente com a redução do consumo de combustível e de emissão de carbono, favorecendo toda a cadeia e trazendo vantagem competitiva para o modal ferroviário. O comprometimento com o meio ambiente não é mais uma opção e sim um pré-requisito de sobrevivência na nossa forma de fazer negócio”, observa.

A parceria entre a VLI e a Greenbrier Maxion já existe ao longo de muitos anos e foi pautada em resultados significativos para ambos, gerando competitividade através de eficiência operacional e valores atrelados ao ESG.

Também para aumento de capacidade da operação no Arco Norte, seis locomotivas foram incorporadas à frota da VLI desde 2020. No mesmo período, a companhia adquiriu mais de 300 vagões para sua frota do Corredor Norte.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira