A VLI, empresa que opera ferrovias, portos e terminais, anunciou nesta segunda-feira (8) que obteve recorde na movimentação de grãos e farelos nos seis primeiros meses do ano, com 11,9 milhões de toneladas, volume 10% maior do que o registrado no mesmo período de 2024 e 5% superior ao recorde anterior, de janeiro a junho de 2023, quando foram movimentadas 11,3 milhões de toneladas. Os principais destinos foram o continente americano, a Ásia e a Europa.
A VLI transporta soja e milho e farelos, subprodutos dos grãos usados em ração animal, nos corredores de maior movimentação do seu sistema integrado: Leste, que liga o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo, pela Ferrovia Centro-Atlântica; Sudeste, que conecta o Centro-Oeste ao Porto de Santos, pela mesma ferrovia; e Norte, por trecho da Ferrovia Norte-Sul controlado pela empresa, e pelo sistema portuário de São Luís.
PUBLICIDADE
Segundo a empresa, em todos os corredores há terminais integradores para transbordo da carga do modal rodoviário para o ferroviário, além de espaços para armazenagem. O gerente-geral comercial de grãos e fertilizantes da VLI, Gabriel Fonseca, disse que a empresa registra desde o início do ano ritmo forte de crescimento na movimentação, o que levou ao seu melhor primeiro semestre da história.

















