A Vports, concessionária responsável pelos portos de Vitória, Capuaba e Barra do Riacho, iniciou nesta quarta-feira (26), as obras de dragagem no complexo portuário de Vitória e Vila Velha. A intervenção tem previsão de durar 30 dias, podendo ser ajustada conforme as condições climáticas e operacionais. Em paralelo, seguem em andamento as obras de dragagem iniciadas em 17 de março no porto de Barra do Riacho, em Aracruz.
Com um investimento total de aproximadamente R$ 30 milhões, as obras visam eliminar restrições operacionais em Vitória e realizar a primeira dragagem em Barra do Riacho. Segundo o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, as intervenções garantirão qualidade operacional e fazem parte do plano estratégico de modernização da infraestrutura portuária sob gestão da concessionária.
PUBLICIDADE
Em Barra do Riacho, a dragagem é considerada um passo fundamental para atrair novos investimentos e desenvolver uma área de 522 mil m² voltada à instalação de empreendimentos. Atualmente, os dois berços da Vports na região são voltados ao transporte de granel líquido.
As operações estão sendo coordenadas pela equipe técnica da Vports, com apoio de empresas especializadas em gestão ambiental e dragagem. O material retirado será encaminhado para um polígono de descarte oceânico devidamente licenciado. Durante as obras, os portos seguirão em funcionamento, com as intervenções sendo previamente comunicadas à comunidade portuária.